História do usa das armas
Falar de Kung Fu sem mencionar a enorme variedade de armas e a habilidade de seus praticantes necessária em sua execução é praticamente impossível, ao contrário do que se pode pensar, o Kung Fu não se limita a ataques e defesas corporais, pois ao longo de sua história muitas armas foram desenvolvidas. Elas são tão importantes para o atleta de Kung Fu quanto suas armas naturais (pernas e mãos). Tradicionalmente as armas eram ensinadas aos praticantes que já tinha certo nível de habilidade em formas de mãos. As armas devem ser uma extensão natural do corpo e devem ser utilizadas de acordo com as duas características.
Existem basicamente 18 armas chinesas principais, mas existem muitas outras. O treinamento avançado com armas não serve só para se tomar conhecimento dos métodos antigos. mas também para desenvolver os músculos. Tendo um amplo conhecimento em ambas as formas de lutas, armado ou não, o aluno estará preparado para enfrentar qualquer situação. Com o desenvolvimento das armas de fogo, a utilização das armas tradicionais chinesas devem ser vistas principalmente como auxiliares no desenvolvimento nas habilidades motoras dos praticantes.
Podemos classificar as armas nas seguintes categorias:
- Tamanho: curtas, médias e longas.
- Forma: articuladas ou não articuladas.
- Número: simples ou duplas.
Ao todo temos mais de 400 tipos diferentes de armas nos vários estilos de kung fu, não podendo se esquecer da utilização dessas armas nas escolas chamadas internas, como Tai Chi Chuan. Muitas delas são objetos de uso diário que podem ser utilizadas para fins bélicos quando necessário.
Principais armas chinesas utilizadas no kung fu
Gun (Bastão) ou kwan em cantonês
Esse bastão é geralmente feito de bambu na China, por ser um material facilmente encontrado na natureza. O bastão é uma arma simples com golpes de concussão. Por sem uma arma grande, tem grande área de alcance para defesa e ataques.
- Tai Mei Kwân: bastão normal, tem a altura até a sobrancelha do praticante.
- San Ti Kwân: bastão articulado em três partes; três pequenos bastões interligados com correntes. É uma das armas arquetípicas de Kung Fu. Sua criação é atribuída ao primeiro imperador Song. De acordo com a lenda, o imperador tinha um bastão favorito que foi quebrado em três partes durante a batalha. Mas mesmo ele continuou a lutar e bater nos oponentes com os pedações quebrados juntos. O San Ti Kwân hoje é feito de três cabos firmados juntos através de ligações de corrente. Os cabos normalmente têm rolamentos de borracha de espuma para facilitar a prática.
- Lean Ti Kwan: bastão de duas partes, podendo ser de dois tipos: dois pequenos bastões interligados por uma corrente (Nunchaco) ou um bastão maior e outro menor, interligados também por uma corrente.
- Si Mei Kwân: Bastão bastante longo (com aproximadamente três metros de comprimento) chamado de bastão rabo de gato, sendo que uma das extremidades é mais grossa que a outra.
Tchan (Lança)
Feita de maneira semelhante ao bastão (Bo), é uma arma de longo alcance com uma ponta de metal para perfurantes. Era colocada crina de cavalo, pintada de vermelho, logo baixo da lâmina, com os objetivos de distrair o oponente e para que, durante uma batalha, o sangue dos oponentes não atrapalhasse o manuseio da arma ao escorrer até as mãos do usuário. Assim como a jian, busca perfurar para atingir orgãos internos e outras partes sensíveis do corpo.
A lança é chamada de a rainha de todas as armas. É a principal arma longa de wushu. a lança era a arma militar mais utilizada antigamente, e com isso sua téxnica foi desenvolvida. As características principais da lança são flexibilidade junto com movimentos de corpo, leveza e agilidade, rapidez e firmeza em saltos e cambalhotas. Os movimentos são claros e os truques são práticos. A lança é comparada ao”dragão” voador. Praticar com a lança é muito difícil, mas tem um grande efeito no fortalecimento físico.
As técnicas básicas de lança incluem estocar, empurrar, circular, bloquear, apontar e cutucar. Quando se pratica é aconselhável segurar a lança firmemente e flexibilidade dando estocadas rápidas e focados nos pontos fitais. Este é uma das habilidades básicas importantes de lança. Quando segurar a lança, ela deve estar perto de sua cintura para melhor apoio de forma que se possa executar os movimentos mais facilmente.
- Tan tau Tchan: lança de uma ponta ou uma cabeça.
- Chan Tau Tchan: lança de ponta de cobre.
- Gi Nga Tchan: lança meia lua.
Jian (Espada)
A espada chinesa é uma das mais belas armas do kung fu. Usando movimentos circulares como forma de defesa, de manter o adversário na defensiva e a distância, ela possui um “enfeite” preso ao punho desviar a atenção do oponente dos movimentos da lâmina. Possui dois gumes e uma triangular, sendo seu principal ataque a estocada em direção aos orgãos internos, olhos e pescoço.
- Tan Kim: espada simples.
- Sheang Kim: espada dupla.
- Tuim Kim/Pei Sao: espada curta ou punhal.
- Keq: espada grossa, cheia de espinhos.
Dao ou Tou (cantonês): Facão chinês ou Espada Larga Chinesa
Usada com a mesma leveza e controle da Espada Chinesa, a Espada Wushu, ao contrário da jian, tem como principal forma de ataque os cortes. Os lenços no cabo são para tirar a atenção do adversário da lamina durante o combate. Além disso, a lâmina mais resistente permite não apenas que os golpes do oponente sejam conduzidos, mas, também, bloqueados. O Facão é chamado o marechal de todas as armas. Ele é vigoroso, e rápido em defesa e ataque assim é comparado a um “tigre feroz”. As técnicas principais do Facão incluem mudança, corte, furar, erguer, perfurar, bloquear, empurrar e bater. Quando você tem prática de facão à cooperação entre o facão e as mãos são muito importantes e ambas as mãos têm que estar coordenadas para manter o equilíbrio. O Facão exige treinamento rigoroso e constante prática. O facão e o corpo também devem ser consistentes. O facão necessita sempre estar ao redor seu corpo, e suas mãos, pés, ombros, e braços viram junto com ele.
- Tan Tou: facão simples. Arma muito utilizada devido à sua eficácia nos golpes cortantes.
- Sheang Tou: facão duplo
- Tai Ma Tou: facão grande de cabo curvo, muito utilizado à cavalo
- Wu Tip Tou: facão duplo borboleta, facão mais curto que o tan tou, usado normalmente aos pares e muito eficaz contra armas maiores como a lança. É colocada ao lado do tambor nas festividades.
- Kan Van Tou: facão de nove argolas.
- Kwan Tou: facão do Kwan Kun, arma tradicional chinesa, ensinada a alunos especiais.
Guan Dao, ou Kwan Tou (cantonês)
Com lâmina larga na extremidade e ponteira na base, era manipulado de forma semelhante ao bastão longo, contudo o corte com a lâmina é a principal forma de ataque da arma. Utiliza-se, também, o corpo da arma para a defesa e a ponteira para perfuração.
Leque
Comumente usado por mulheres, transformado em arma, as hastes de metal, com pontas afiadas serviam tanto para defesa quanto para ataques cortantes, com o leque aberto, ou perfurantes, com o leque fechado. Contudo, seu maior trunfo é a sua sutileza e facilidade de ocultar a arma como um objeto de uso comum. O lutador possuía seu leque com varetas de bambu ou ferro e sua utilização era bem parecida com a do punhal.
Kwan (cantonês), ou Nunchaku (japonês): Bastão de Duas Fases Curto, ou Bastão Biseccionado
O nunchaku tem origem em uma ferramenta antiga usada por camponeses no trato do arroz. Quando usado em combate, o nunchaku provê primeiramente a vantagem de um alcance maior para os ataques, se comparado a um combate desarmado, e grande capacidade de danos por concussão. Apesar de considerado dificil de controlar por muitos, a corda ou a corrente do Nunchaku tem o beneficio de permitir ataques de vários ângulos, tornando-o uma arma versátil. bastão articulado em três partes; três pequenos bastões interligados com correntes. É uma das armas arquetípicas de kungfu.
Tchen Tan (Pequeno Banco Comprido)
Constituído por uma tábua e quatro pés, também é muito popular na China. Para os ocidentais pode parecer estranho o uso desses tipos de armas, mas na China elas são normais.
Sai (Adaga)
Arma típica do leste da china utilizada antigamente como ferramenta na medida de cercas e construções chinesas, acreditava-se anteriormente ter origem no japão. A finalidade do sai como arma reflete de suas formas distintas. Com perícia, pode ser empregada eficazmente contra urna espada longa, aprisionando a lâmina da espada no tsuba (guarda, extremidades laterais menores do que a central) do sai. Usuários habilidosos são capazes de quebrar lâmina presa com um movimento de suas mãos.
Punhal (Bi Shou)
Arma curta, perfurante e cortante. Produzida em pedra, bronze, ferro e aço. Por seu caráter de arma “oculta”, foi associada a boêmios e bandidos.
Corrente (Ji Bian)
Arma articulada, produzida em metal. Consiste, essencialmente, de um conjunto de cadeias unidas (corrente) dotado de pesos nas extremidades. As técnicas incluem giros longos, arremesos e defesas amplas – sua principal característica ofensiva é a de enrolamento de partes do corpo do adversário com a produção de múltiplas lesões. Próxima vez postarei mais armas.