Em lutas chinesas, existem vários tipos de armas. Dentre as mais comuns destacam-se:
o facão, a espada, a lança e o bastão.
O facão e a espada são denominadas armas curtas de fácil manuseio e, conseqüentemente, de fácil transporte. Porém, numa emergência, não são fáceis de encontrar na rua.
A lança e o bastão são denominadas armas longas, difíceis de transportar, mas a facilidade com que as soa encontradas na rua é maior (cabo de vassoura, bambu, pedaço de ferro, cano, etc; onde pode adaptar as técnicas de luta.)
Devido a isto, a lança e bastão são mais comuns e conhecidos. Há até um ditado chinês que diz: “ o bastão é o professor,
ao facões são como os pais” , com isso vemos a importância dessas armas na china (por que pais e professores são as pessoas mais importantes para os chineses) .
Antigamente, usava-se a lança em combates. No decorrer dos anos até chegarmos nos tempos shao lin, os monges budistas perceberam o perigo da mesma, considerando-a arma assassina, não sendo conveniente para os combates sem montaria. Desta forma, veio então a idéia de se tirar a ponta da lança, tornando-a menos perigosa, surgindo, assim, o bastão.
Há muitos tipos de bastões: madeira, ferro e aço. Existem, também, várias formas: longa, curta, três partes (Sam tin kuan), duas partes (Lian tin kuan) etc; o mais usado,recentemente, é o comprido de madeira, mas o uso do mesmo também depende do peso e da altura de quem o manuseia.
O bastão pode ser usado de ambos os lados, ou de um só. Para o uso do bastão de um lado só, o mais indicado é o longo (de 2 metros). Esse tipo de bastão manuseia-se mais ou menos como a lança, pó ser mais pesado e mais violento. Seu uso é difícil, por que requer um espaço amplo, e seu transporte, inconveniente.
Para o uso do bastão de ambos os lados. O mais indicado é o curto, dependendo da altura de quem o manuseia (devido o mesmo ser equivalente á altura da pessoa). Esse tipo de bastão é usado com maior agilidade e liberdade de movimentos, é de fácil transporte e não requer espaço amplo.