cada país possui uma maneira própria e particular de saudar ou cumprimentar o seu semelhante. As diferenças de um para o outro país se refletem, inclusive, nas própria atitudes das pessoas.
Os ocidentais apertam-se as mãos (embora) não se possa provar, acreditar-se que o aperto de mão originou-se do povo inglês, onde procurava-se mostrar a mão direta vazia, desarmada, surgindo, desta forma, o aperto de mãos).
Os japoneses se curvam (oferecendo sua vida em sinal de confiança – pois suas cabeça poderia ser cortada!)
Nas artes marciais, em particular, essas atitudes tomam aspectos diversos (os japoneses continuam se curvando).
A china possui uma tradição histórica que remonta para mais de 3.000 anos. As formas de lutas se apresentam sob mais de 180 estilos diferentes e cada estilos possui uma maneira própria de cumprimentar.
Na própria china existem muitas formas de saudação, forma estas que vão depender do local, dos costumes e do próprio estilo de luta considerando. Basicamente, a saudação pode ser dividida em dois tipos:
comprimento formal, regido pelas regras da boa educação;
_ comprimento de luta.
A mão esquerda é a mão educada e a mão direita é a mão agressiva. Se a mão esquerda está cobrindo a direita e os pés estão juntos (ou separados), trata-se de uma saudação educada. Se a mão esquerda estiver aberta, e a mão direita fechada, com o pé esquerdo adiantado, temos uma saudação que, invariavelmente, precede uma atitude agressiva.