Associação Shaolin Kung Fu Garra de Águia Santo Amaro

 
TCHEN MOOU I
O UNIFORME DE KUNG FU




Existem, no mundo todo, inúmera modelidades de luta, cada uma com características próprias. Logicamente, os aparelhos utilizados para treinamento, bem como os trajes adotados para a prática de lutas, devem atender as suas peculiaridades específicas. Daí decorre o fato de cada modalidade adotar um uniforme próprio para treinamento.

O kung fu vem, há milênios, integrando o patrimônio cultural da china Através dos tempos, sofreu mudanças decorrentes das modificações culturais havidas. Entretanto, ao longo da história, o que se conservou praticamente imutável foi a roupa adotada para a prática do kung fu. Realmente, as alterações sofridas pelo traje do kung fu foram mínimas, como mínimas são as diferenças determinadas pela diversidade de estilos. O padrão é único, só o que varia são os detalhes.

O Tchen Moou I, preto ( ou branco) na china é utilizado nos dias de muito frio. Normalmente, os alunos vestem-se como nós aqui no brasil: camiseta,calça, faixa e sapatilha. A faixa, inclusive, é utilizada com o fim único de “segurar” a calça, e não para definir graduações, como nas artes marciais japonesas e coreanas.

Ao falarmos de Tchen Moou I, não queremos dizer que o mesmo é imprescindível para a prática do kung fu. Sua utilização e seu uso são uma questão de tradição, não sendo obrigatório que o aluno o adquira. Porém, todo aquele que ministra aulas ( professor ou instrutor) deverá estar uniformizado com o Tchen Moou I, por uma questão de disciplina, organização é bom exemplo aos demais.

No estilo garra de águia, o uniforme obrigatório para alunos é calça preta de kung fu, camiseta com símbolo da academia, sapatilha preta, meia branca e faixa.

Concluindo, no uniforme utilizado pelas diferentes academias, o que importa realmente é a ordem, o asseio, o conforto, a liberdade de movimentos e a padronização do mesmo.
Como a aumentar a rapidz, a agilidade e o sentido.Essa é a razão da importância que lhes é atibuída.
Os praticantes no inicio, sempre encontram alguma dificuldade em executar com rapidez e correção tais movimentos. Entretanto, com o tempo, acabam por sentir e aprender sua essência e sua utilização.