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COMBATES DAS LUTAS DE KUNG FU

Combates de Lei tai

O Lei Tai (plataforma elevada / ringue)

O Lei Tai é uma plataforma elevada sem cordas utilizada para lutas de boxe e shuai jiao. Esse tipo de “ringue” surgiu na China durante a Dinastia Song (920-1279), sendo utilizado para torneios, com ou sem armas. O vencedor era aquele que conseguisse derrubar o adversário para fora da plataforma ou permanecesse em pé após o combate. Quando não existissem mais desafiantes para o lutador que ficasse no palco, este era decretado o campeão do torneio. Não existiam regras definidas para os combates, por isso muitos eram fatais. Atualmente, o Lei Tai é utilizado em competições oficiais de Sanshou (Wushu) e Lei Tai (Kuoshu).

dimensões:

As dimensões dessa plataforma de luta, segundo a Federação Mundial de Kuo Shu (TWKSF), são:

Kuoshu Lei Tai (Full Contact Fight)

Lutas de full contact sempre foram populares tanto para o Kuo Shu, quanto para o Wushu. O que diferenciava as modalidades eram as regras – ou ausência delas. Em 1928, a Central Kuoshu Academy organizou e patrocinou o primeiro torneio de full contact. No mesmo ano, o Partido Comunista tomou o poder na China continental e o governo nacionalista se mudou para Taiwan. Em 1955, os nacionalistas sediaram uma competição de full contact, chamada de Lei Tai. Nessa época, as regras utilizadas eram simples: nada de proteção e não existiam categorias de peso (resquícios dos antigos combates). Em 1975, o governo de Taiwan patrocinou o primeiro Campeonato Mundial de Kuoshu e a partir daí as competições de Lei Tai passaram a ter divisões de peso. Durante o mesmo período, na China continental, o Partido Comunista oprimia a prática das artes marciais chinesas, que eram permitidas apenas para demonstração. Apenas em 1979, o Wushu passou a ser aceito como forma de defesa pessoal. A partir daí os praticantes começaram a definir regras para os torneios e em 1991 foi publicado pela Federação Internacional de Wu Shu o primeiro conjunto oficial de regras de San Shou. Enquanto isso, em 1988, a Federação Mundial de Kuoshu (TWKSF) estabeleceu um novo conjunto de regras para os torneios de Kuo Shu.

Atualmente homens e mulheres podem participar de combates de Lei Tai.

De acordo com as regras da Federação Mundial (TWKSF), a competição de Lei Tai possui eliminação simples, ou seja, o atleta que perder uma luta será eliminado da competição, exceção feita apenas aos atletas que chegarem às semifinais, pois estes lutarão necessariamente por primeiro e segundo lugares, assim como terceiro e quarto. As lutas eliminatórias terão três rounds de 1:30 minutos por 30 segundos de pausa (cada), enquanto as lutas finais terão três rounds de 2 minutos por 45 segundos de pausa (cada).

Os competidores são divididos de acordo com sexo, faixa etária, tempo de treino e por peso. Cada competidor deverá ter no mínimo uma pessoa e no máximo duas no corner para assisti-los e auxiliá-los com massagens, instruções técnicas e limpeza.

Regras do kuoshu (lei tai)

Seguirá regras internacionais

Adulto Avançado: Seguira regras Internacionais, valendo joelhada puxando e cotovelada livre.
Adulto Intermediário: Seguira regras Internacionais, valendo joelhada puxando e cotovelada livre.
Adulto Iniciante: Seguira regras Internacionais, valendo joelhada puxando e cotovelada livre.

Equipamento obrigatório:

Masculino:
Capacete fechado com grade, luva com dedo de fora, coquilha por dentro da calça.
Feminino: protetor de seios, protetor de tórax, protetor bucal e caneleira.
Juvenil 2 : regras internacionais não valendo joelhada e cotovelada.
Juvenil 1 : regras internacionais não valendo joelhada e cotovelada.

Equipamento obrigatório:
Capacete fechado com grade, luva com dedo de fora, coquilha por dentro da calça, protetor bucal.

Infantil Infanto Juvenil: regras internacionais não valendo joelhada e cotovelada.

Equipamento obrigatório:
Capacete fechado com grade, luva com dedo de fora, coquilha por dentro da calça,protetor bucal, protetor de tórax e caneleira.
Obs: Para o atleta fazer a pesagem é necessário ter um atestado médico, habilitado a participar do evento.

Divisão de peso do Kuoshu Masculino Juvenil e Adulto

1) Até 30 Kg
2) de 30,1 até 35,0 Kg
3) de 35,1 até 40,0 Kg
4) de 40,1 até 45,0 Kg
5) de 45,1 até 50,0 Kg
6) de 50,1 até 55,0 Kg
7) de 55,1 até 60,0 Kg
8) de 60,1 até 65,0 Kg
9) de 65,1 até 70,0 Kg
10) de 70,1 até 76,0 Kg
11) de 76,1 até 82,0 Kg
12) de 82,1 até 88,0 Kg
13) de 88,1 até 94,0 Kg
14) Acima de 94,1 Kg (sem limite)

Divisão de Kuoshu Feminino Juvenil e Adulto

1) abaixo de 40 kg
2) de 40,1 kg até 45,0 kg
3) de 45,1 kg até 50,0 kg
4) de 50,1 kg até 55,0 kg
5) de 55,1 kg até 60,0 kg
6) de 60,1 kg até 65,0 kg
7) de 65,1 kg até 70,0 kg
8) Acima de 70,1 kg ( sem limite )

 

pontuação:

A pontuação se dá da seguinte forma:

  • Técnicas de três pontos – Forçar oponente para fora do Lei tai e golpear causando a queda do adversário.
  • Técnicas de dois pontos: Aplicar uma queda permanecendo em pé.
  • Técnicas de 1 ponto – Golpe forte aplicado às áreas legais, soco, chute, palma da mão, etc. Aplicar queda e cair sobre o tronco do adversário. Oponente cair por desequilíbrio. Cotoveladas e joelhadas são permitidas e valem um ponto desde que sejam fortes o suficiente e sejam aplicadas sem segurar o oponente.
    Cotoveladas e joelhadas segurando o oponente são permitidas, contudo não valem ponto.
    É expressamente proibido aplicar joelhadas e cotoveladas na cabeça do oponente enquanto o segura.

São consideradas faltas técnicas: Desobedecer às ordens do árbitro central; desobedecer às regras do torneio; comportamento agressivo; falha de equipamento contínua; demora para comparecer à posição de início.

São consideradas faltas: Morder ou cuspir; bater com a cabeça; técnicas de quebramento ou deslocamento; atingir áreas ilegais. São áreas ilegais: olhos, nuca, espinha dorsal, garganta, genital, articulações, interior da coxa.

Declarada a falta, serão aplicadas as seguintes punições: Aviso verbal (infração pequena ou acidental); primeira punição pública (Dedução de um ponto); segunda punição pública (dedução de três pontos); Terceira punição pública (Desqualificação).

É declarado vencedor do combate o competidor que tiver maior somatória de pontos e vencer dois dos três rounds. No caso de empate, os critérios de desempate são: 1 – atleta que tiver menos penalidades será declarado vencedor; 2 – atleta mais leve será declarado vencedor; 3 – round extra de 1 minuto.

Em campeonatos oficiais, é obrigatório o uso de calças pretas sem logomarcas, camiseta amarela ou azul (fornecida pela organização do evento), protetor genital, protetor bucal, capacete com grade (sem ser de ferro), luvas de meio dedo. Protetor peitoral é opcional para mulheres.

Em competições oficiais, chanceladas pela Federação Mundial (TWKSF), apenas atletas maiores de 18 anos podem participar da competição de Lei Tai (Full Contact). Menores de idade estão autorizados a lutar apenas Lei Tai Light.

Lei Tai Light

Essa forma de combate segue basicamente as mesmas regras das competições de full contact, entretanto a força aplicada aos golpes não deve exceder 10%. Também não é permitido aplicar técnicas de queda, joelhadas e cotoveladas ou atacar o triangulo da face (olhos, nariz e boca). É conferido um ponto ao competidor que aplicar técnica efetiva de mão, pé ou rasteira, ou ainda provocar a saída do oponente da área de combate com ambos os pés. Além disso, são equipamentos obrigatórios:

Equipamento obrigatórios:

calças pretas sem logomarcas, camiseta amarela ou azul (fornecida pela organização do evento),Capacete fechado com grade, luva fechada de sanshou, coquilha por dentro da calça (masculino), protetor de seios (feminino), protetor de tórax, protetor de boca, caneleira. Os equipamentos não serão fornecidos pela organização, ficando por conta do próprio atleta.

Luta Semi Contato

Equipamento obrigatórios:
Capacete fechado com grade, luva com dedo de fora, coquilha por dentro da calça,
protetor de tórax, protetor bocal, caneleira.
Os equipamentos não serão fornecidos pela organização, ficando por conta do próprio atleta.

1° Tempo – o tempo de luta será de 1 round de 2 minutos, sem paradas.
2° Objetivo– desta competição tem por objetivo medir a qualidade técnicas, não a força.

Somente será permitido, nesta competição, lutas técnicas, com a aplicação de golpes e
toques ( contato leves ).

Nocaute é expressamente proibido:
Qualquer golpe que for considerado, pela equipe de arbitragem, como forte, acarretará na desclassificação automática do atleta.

3° Competição e classificação:
A área de competição será de 7m x 7m, revestida de tatames.
o processo de classificação será por eliminatória simples.
Aquele que obtiver o maior número pontos será o vencedor da luta.

Em caso de empate serão seguidos os seguintes critérios, por prioridades:
O que sofreu menos advertência será o vencedor.
persistindo o empate, realização mais um round de 30 segundos.
Persistindo o empate, o atleta mais leve será o vencedor.

4° Pontuação:
Golpe na cabeça – 1 ponto
Golpe no tronco – 1 ponto
Golpes nas pernas – 1 ponto
Saída de ringue – 1 ponto ( sem limites para o número de saídas )

5° Infração:
Comportamento ante desportivo – perde 1 ponto.
Indisciplina – perde 1 ponto.
Golpes violentos – desclassificação.
Aplicação de golpes proibidos – poderá perder 1 ponto , 2 pontos e até ser desclassificado
(conforme critério da equipe de arbitragem).
seis pontos perdidos acarretarão em desclassificação.

6° Golpes proibidos:

Socos, chutes, garganta,nuca ou linha da coluna vertebral, articulações, região genital.
Golpear o adversário no chão.
Dar cabeçadas,cotoveladas, joelhadas ou dedos nos olhos.
Empurrar sem técnica definida o adversário para fora do ringue.
Golpes traumáticos.
Nocautear o adversário.

Combate Semi de contato (Masculino e Feminino)
COMBATE DE SEMI CONTATO (MASCULINO E FEMININO
Será regras próprias do evento.

GUARDAS ESQUIVAS

A luta de Guardas e esquivas é disputada em uma área de 3m x 3m e tem como objetivo retirar o adversário da área de combate por meio de empurrões ou de esquivas, ou fazê-lo se desequilibrar e tocar o solo. É proibido o uso de rasteiras ou agarramentos. Cada saída para fora do ringue vale um ponto. Caso o adversário toque no chão com qualquer parte do corpo (mão, joelhos, etc), será concedido um ponto. Perde um ponto o atleta que golpear o adversário de qualquer outra forma que não seja empurrando ou esquivando (soco, chute, etc), aplicar rasteiras ou agarrar, demonstrar comportamento antidesportivo e/ou violento.

O vencedor será o atleta que conseguir acumular 5 pontos primeiro, ou aquele que obtiver o maior número de pontos (menor que 5) até o final do tempo máximo regulamentado, que é de 3 minutos. Três faltas geram a desclassificação do atleta.

CASSETETE

A luta de cassetete é disputada em uma área de 3m x 3m e tem como objetivo tocar qualquer parte do corpo do adversário, com exceção do rosto, olhos, nuca, qualquer outra parte da cabeça e genitais utilizando o cassetete (locais proibidos). Cada toque vale um ponto. Sair da área de competição, queda ou qualquer toque no chão, e deixar cair o cassetete geram desconto de um ponto. A luta tem duração máxima de 3 minutos. Vence o atleta que conseguir acumular 5 pontos primeiro ou aquele que obtiver o maior número de pontos (menor do que 5) até o final do tempo

Combates de Sanshou ou Sanda:

O sanshou é o Full Contact ou Kick Boxing do wushu moderno ou tradiciuonal.
é parte integrante das competições de wushu (kung fu) e tornou-se importante a partir o campeonato do Mundo de 1991. Teve rápido crescimento e atingiu já grandes popularidade em todo mundo. Presentemente a competição de Sanshou faz-se em 75 Países á volta do Mundo . Foi Criada uma Liga Profissional de Sanshou . “Sanshou” Sanda Profissional
também chamado de “Sanda” (Cantonês) que, traduzido, significa “Mãos Livres”,
e se refere a combate livre. Força, garra, luta de contato, são umas das atividades desta luta.

REGRAS E PROTETORES DO SANSHOU (AMADORES) SAN DA PROFISSIONAL E SEMI PROF.

Valendo chutes por fora e por dentro da coxa, socos , quedas e arremessos e saída de ringue
OBS° pode da joelhada , más não pode segurar só joelhada solta- oficialmente não vale joelhada no sanda, más em nosso evento vai valer.

 Golpes Proibidos
-Atacar o oponente com a cabeça, cotovelada não pode ou aplicar torções nas articulações.
-Derrubar o oponente de cabeça ou deliberadamente jogando seu peso sobre
-Chutar a cabeça do adversário enquanto ele está caído no-
-Golpear atrás da cabeça, no pescoço, na garganta, e virilha (testículos)
-Sequencia de soco na cabeça.

Como Vencer os rounds

O lutador pode vencer tanto por nocaute como por pontos, os combates serão
LUTAS  PROFISSIONAL: Lutas de 5 rounds de 2mt° e 1mt° descanso
LUATAS  SEMI PROFISSIONAL: Luta de 3 rounds de 2mt° e 1mt° descanso 

Ganho de 1 (um) pontos

o atleta saindo do ringue com técnica do adversário Soco ou chute bem aplicado, golpear o adversário com as mãos uma vez em uma parte do corpo permitida , Se o atléta colocar uma mão ou joelho no chão
se o atleta cair de propósito ou escorregar e ficar caído no solo por mais de três segundos.
Se o atleta cair e o outro cai em cima usando técnica.
Quando o arbitro ordenar o ataque, e após 8 segundos o lado ordenado não atacar, o lado oposto ganhara o ponto Cada vez que o atleta sofrer uma punição é ponto para o adversário.

Ganho de 2 (dois) pontos
o Lutador cai no solo limpo com técnica.
derrubando o adversário e ficando em pé com equilíbrio

Ganho de 3 (três pontos
-Golpear o oponente com chute giratório ou circular, .
-o lutador acerta um chute na cabeça ou no tronco do adversário e vai para o chão .
-Rasteira ou tesoura, derrubando o adversário ( e depois conseguindo ficar de pé com equilíbrio, ai a rasteira ou tesoura e válida.

Pontos não validos
-Se o atleta aplicar um Chute a éreo ou com salto, que o conduz ao chão.
-Os lutadores golpeiam ao mesmo
-Ambos caem ao mesmo
-Ambos saem do ringue ao mesmo
-Atacar o adversário quando o mesmo estiver sendo
-não ficar clara a técnica usada e o lutador não consegue atingir
-Rasteira ou tesoura sem finalidade caindo no chão.
-ao bloquear o golpe do adversário com a própria

Obs: Para o atleta fazer a pesagem é necessário ter um atestado médico, habilitado a participar do evento.

Faltas Criticas:
advertência verbal
1° Advertência pública perde 1 ponto
2° Advertência pública perde 3 pontos 3° Advertência pública desclassificação

Faltas técnicas:
advertência verbal

vez advertência verbal
vez advertência pública perde 1pontos
vez advertência pública perde 3 pontos
vez desclassificação

OBS: em caso grave, expulsar na primeira na 1° vez

Combate de San Da Semi profissional

Equipamentos p/ o San Da Profissional e Semi Profissional .
Obs: Os combates de semi profissional também será aberto p/ outras artes marciais e o uniforme será de acordo com sua arte marcial, com protetor de virilha (coquilha) por dentro da calça ou short, luvas tipo boxe e protetor bucal.
Luva 8 onça para o atleta que tiver na categoria até 50kg e 60kg, 10 onça para o atleta que tiver na categoria até 70kg e 12 onça para o atleta que tiver até 80 e 90kg, Nessa categoria será O*brigatório usar  capacete.

Obs: Cada lutador deve trazer seus equipamentos, As luvas serão de acordo com seu peso.
A organização não fornecerá equipamentos.

OBS: na pesagem e obrigatório apresentar atestado médico

San Da- Sanshou (amadores)

Equipamentos obrigatórios p/ San Da- Sanshou (amadores)

Capacete aberto, luvas fechadas tipo de boxe, protetor de virilha (coquilha) por dentro dos shorts ou calça, protetor bucal, protetor de tórax (peito) e caneleira com protetor de pé,Luva 8 onça para o atleta que tiver na categoria até 60kg, 10 onça para o atleta que tiver na categoria até 70kg e 12 onça para o atleta que tiver até 80 e 90 kg,Obs: Para o atleta fazer a pesagem é necessário ter um atestado médico, habilitado a participar do evento.

Regras do San Da – Sanshou (amadores)

Valendo chutes por fora e por dentro da coxa, socos, quedas e arremessos e saída de ringue.
OBS° pode da joelhada , más não pode segurar só joelhada solta- oficialmente não vale joelhada no sanda, más em nosso evento vai valer.

Golpes Proibidos

Atacar o oponente com a cabeça, cotovelada não pode ou aplicar torções nas articulações.
Derrubar o oponente de cabeça ou deliberadamente jogando seu peso sobre
Chutar a cabeça do adversário enquanto ele está caído no
Bater continuamente na cabeça do adversário com as mãos.
Golpear atrás da cabeça, no pescoço, na garganta, e virilha (testículos)
Sequência de soco na cabeça.
Cada luta terá a duração de 3 rounds de 2 minutos por 1 minutos de descanso. O lutador que obtiver o maior número de pontos vencerá o round, e aquele que ganhar os 2 primeiros rounds será o vencedor da luta.

Ganho de 1 (um) pontos

-Soco ou chute bem aplicado, golpear o adversário com as mãos uma vez em uma parte do corpo permitida.
se o atleta cair de propósito ou escorregar e ficar caído no solo por mais de três
Se o atleta cair e o outro cair em cima usando técnica.
Quando o arbitro ordenar o ataque, e após 8 segundos o lado ordenado não atacar, o lado oposto ganhara o
Cada vez que o atleta sofrer uma punição é ponto para o

Ganho de 2 (dois) pontos

o Lutador cai no solo limpo com técnica.
o lutador acerta um chute na cabeça ou no tronco do adversário e vai para o chão .

Ganho de 3 (três) pontos

o atleta saindo do ringue com técnica do adversário
Golpear o oponente com chute giratório ou circular, derrubando o adversário e ficando em pé com equilíbrio.
Rasteira ou tesoura, derrubando o adversário ( e depois conseguindo ficar de pé com equilíbrio, ai a rasteira ou tesoura e válida.

Pontos não validos

Se o atleta aplicar um Chute a éreo ou com salto, que o conduz ao chão.
Os lutadores golpeiam ao mesmo
Ambos caem ao mesmo
Ambos saem do ringue ao mesmo
Atacar o adversário quando o mesmo estiver sendo
não ficar clara a técnica usada e o lutador não consegue atingir
Rasteira ou tesoura sem finalidade caindo no chão.
ao bloquear o golpe do adversário com a própria perna.

Obs: Para o atleta fazer a pesagem é necessário ter um atestado médico, habilitado a participar do evento.

Regras de três:

– Se no meio de um assalto, um dos atletas fizer 3 aplicações de 3 pontos, a luta deverá ser interrompida
(não valendo queda para fora do ringue)
– Quando um dos atletas acumular uma perda de 6 pontos, por punição, ai o combate tem que
ser interrompido pra dar a vitoria ao lado oposto.

Faltas críticas:

Advertência verbal

1° Advertência pública perde 1 ponto
2° Advertência pública perde 3 pontos 3° Advertência pública desclassificação

Faltas técnicas:

Advertência verbal

1° vez advertência verbal
2° vez advertência pública perde 1pontos 3° vez advertência pública perde 3 pontos 4° vez desclassificação
OBS: em caso grave, expulsar na primeira na 1° vez

 Divisão de peso San Da- Sanshou (amadores)

  Feminino- Juvenil e Adulto
 1) Até 30 Kg
2) de 30,1 até 35,0 Kg
3) de 35,1 até 40,0 Kg 
4) de 40,1 até 45,0 Kg
5) de 45,1 até 50,0 Kg
6) de 50,1 até 55,0 Kg
7) de 55,1 até 60,0 Kg
8) de 60,1 até 65,0 Kg
9) de 65,1 até 70,0 Kg
10) de 70,1 até 76,0 Kg
11) de 76,1 até 82,0 Kg
12) de 82,1 até 88,0 Kg
13) de 88,1 até 94,0 Kg
14) Acima de 94,1 Kg (sem limite)

Divisão de Sanshou Masculino – Juvenil e Adulto

1)  de  40,1  até 44,0 kg
2)  de  44,1   até 48,0 kg
3)  de  48,1   até 52,0 kg
4)  de  52,1  até  56,0 kg
5)  de  56,1  até  60,0 kg
6)  de  60,1  até  65,0 kg
7)  de  65,1  até  70,0 kg
8)  de  70,1  até  75,0 kg
9) Acima de 75,1 kg (Sem Limite)
Obs: Para o atleta fazer a pesagem é necessário ter um atestado médico, habilitado a participar do evento.

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