ASSOCIAÇÃO SHAOLIN KUNG FU DE ARTES MARCIAIS

CONFEDERAÇÃO INTERESTADUAL DE KUNG FU OPEN BRASIL DE ARTES MARCIAIS

Krav Maga

A origem do Krav Maga

Em meados da década de 1930, revoltas anti-semitas começaram a ameaçar os judeus de Bratislava,na Checoslováquia. Lichtenfeld tornou-se o líder de um grupo de boxeadores e lutadores judeus que tomaram as ruas para defender os bairros contra o crescente número de partidos nacional-socialistas e bandidos anti-semitas. Lichtenfeld rapidamente descobriu, no entanto, que a luta real era muito diferente da competição, e embora o boxe e o wrestling fossem bons esportes, eles nem sempre eram práticos para a natureza agressiva e brutal do combate de rua. Foi então que ele começou a reavaliar suas idéias sobre luta e começou a desenvolver as habilidades e técnicas que eventualmente se tornariam o Krav Maga. Tendo se tornado um espinho no lado das autoridades locais igualmente antissemitas, Depois de chegar à Palestina, Lichtenfeld juntou-se à organização paramilitar Haganah para proteger os refugiados judeus dos árabes. Em 1944, Lichtenfeld começou a treinar lutadores em suas áreas de especialização: condicionamento físico, natação, luta livre, uso da faca e defesa contra ataques de faca. Durante este período, Lichtenfeld treinou várias unidades de elite do Haganah, incluindo Palmach (força de ataque do Haganah e precursor das unidades especiais das Forças de Defesa de Israel) e o Pal-Yam , bem como grupos de policiais. Em 1948, quando o Estado de Israel foi fundado e o IDF foi formado, Lichtenfeld tornou-se Instrutor Chefe de Aptidão Física e Krav Maga na Escola de Aptidão de Combate IDF. Ele serviu na IDF por cerca de 20 anos, período durante o qual ele desenvolveu e refinou seu método único de autodefesa e combate corpo-a-corpo. A autodefesa não era um conceito novo, já que quase todas as artes marciais desenvolveram alguma forma de técnicas defensivas em sua busca pelo domínio do esporte ou do torneio. No entanto, a autodefesa baseou-se estritamente nos princípios científicos e dinâmicos do corpo humano. Em 1965, o treinamento de judô foi adicionado como parte do treinamento do Krav Maga, e até 1968 não havia notas no Krav Maga. Então as notas de um aluno eram determinadas em grande parte pelo seu conhecimento em judô.

O Que e o Krav Magá?

Krav Magá é um sistema de auto-defesa e de combate militar desenvolvido para as Forças de Defesa de Israel e as forças de segurança israelenses ( Shin Bet e Mossad ) que derivam de uma combinação de técnicas originadas do boxe , luta livre , aikido , judô e karatê., juntamente com treinamento de luta realista.

Krav Magá é conhecido por seu foco em situações do mundo real e sua extrema eficiência. Foi derivado da experiência de luta de rua do artista marcial húngaro-israelense Imi Lichtenfeld , que fez uso de seu treinamento como pugilista e lutador enquanto defendia o bairro judeu contra grupos fascistas em Bratislava, Tchecoslováquia , durante a metade do conflito de janeiro de 1930 No final da década de 1940, após sua migração para Israel, ele começou a dar aulas de treinamento de combate para o que se tornaria a IDF.Desde o início, o conceito original do Krav Maga era pegar as técnicas mais simples e práticas de outros estilos de luta (originalmente o boxe europeu, o wrestling e o street fighting) e torná-los rapidamente ensináveis ​​aos recrutas militares.

O Krav Maga tem uma filosofia que enfatiza a agressão, e manobras defensivas e ofensivas simultâneas. O Krav Maga tem sido usado pelas unidades das forças especiais das Forças de Defesa de Israel , pelo aparato de segurança e por unidades de infantaria regulares.Variações estreitamente relacionadas foram desenvolvidas e adotadas por organizações israelenses de aplicação da lei e inteligência. Existem várias organizações que ensinam variações do Krav Maga internacionalmente.

O Krav Maga é Considerado uma Arte Marcial?

A resposta é “sim” e “não”, porque depende da sua definição de “arte marcial”. Se você considera que as artes marciais são estilos de luta seculares, geralmente de origem oriental e praticadas hoje como um esporte sistematizado, por exemplo, Aikido, Taekwondo, Jiujitsu e Karate, então o Krav Magá não é estritamente uma arte marcial.

Por outro lado, se você adotar uma visão mais ampla das artes marciais como qualquer sistema de autodefesa e combate e incluir as formas mais modernas, como o MMA, talvez o sistema de combate conhecido como Krav Maga possa ser chamado de arte marcial, particularmente nos graus mais altos. No entanto, existem algumas distinções importantes.

Assim, neste sentido, o Krav Maga não é uma arte e certamente não é um esporte. É um sistema de combate de autodefesa e contato altamente eficaz, projetado para neutralizar uma ameaça contra oponentes desarmado / armados no menor tempo possível.

Existem Competições no Krav Magá?

Não temos torneios ou lutas competitivas reais.Qualquer tentativa de competição no Krav Maga resultaria ou em um esporte diferente bastante limitado que não se pareceria nada com o Krav Maga ou em ferimentos graves aos combatentes. No Krav Maga não temos regras de combate. Todas as partes do corpo do oponente são um alvo justo e podem ser atingidas com várias partes de seu próprio corpo e com qualquer arma improvisada do local.

O que significa Krav Maga?

O nome em hebraico pode ser traduzido como “combate de contato”. A palavra raiz krav ( קרב ) significa “combate” e magá ( מגע ) significa “contato”.

Como Funciona O Krav Magá?

Como a maioria das artes marciais, o Krav Magá encoraja os estudantes a evitar o confronto físico. Pois isso e sabidamente inseguro o Krav Magá promove uma luta o mais rápida e agressivamente possível. Os ataques são direcionados às partes mais vulneráveis ​​do corpo, e o treinamento não se limita a técnicas que evitam lesões graves; alguns até ferem permanentemente ou causam a morte ao oponente. Os alunos aprendem a se defender contra toda variedade de ataques e são ensinados a combater da maneira mais rápida e eficiente

As idéias no Krav Magá incluem:

  • Ataque e defesa simultâneos.
  • Desenvolver a agressão física (não confundir com agressão emocional ou raiva), com a visão de que a agressão física é o componente mais importante em uma briga.
  • Continuando a atacar o oponente até que esteja completamente incapacitado.
  • Atacando preventivamente ou contra-atacando o mais rápido possível.
  • Usando qualquer objeto na mão que possa ser usado para acertar um oponente.
  • Ataques aos pontos mais vulneráveis ​​do corpo, tais como: olhos , pescoço ou garganta , face , plexo solar , virilha, costelas , joelho , pé , dedos , fígado , etc.
  • Usando golpes simples e facilmente repetíveis.
  • Manter a consciência do ambiente enquanto lida com a ameaça, a fim de procurar por rotas de fuga, atacantes adicionais, objetos que poderiam ser usados ​​para atacar um oponente.
  • Reconhecendo a importância e ampliando a resposta instintiva sob estresse.
  • O treinamento também pode abranger o estudo e o desenvolvimento da consciência situacional para desenvolver uma compreensão do entorno, aprender a entender a psicologia de um confronto de rua e identificar possíveis ameaças antes que um ataque ocorra. Pode também cobrir maneiras de lidar com métodos físicos e verbais para evitar a violência sempre que possível. Também ensina a resistência mental, usando cenários controlados para fortalecer o a capacidade mental para que os alunos controlem o impulso e não façam algo imprudente, mas, em vez disso, ataquem somente quando necessário e como último recurso.

Técnicas

O Krav Magá é um sistema em contínua evolução (que reflete a experiência do mundo real) e, portanto, não é claro especificar um currículo universal, como pode ser o caso, por exemplo, de algumas artes marciais orientais. No entanto, das principais organizações do Krav Magá em todo o mundo, as técnicas são muito semelhantes.

Técnicas Herdadas
Ataques – Karate e Boxe.
Quedas e Arremessos – Judô, Aikido e Wrestling
Golpes no Chão – Judô e Wrestling

Técnicas retiradas de tais sistemas foram, em alguns casos, modificadas para refletir o fato de que sua gênese está em um esporte com regras, o que limita a eficácia em situações reais de luta. Além disso, o Krav Maga desenvolveu várias técnicas complementares, conforme necessário.

Exemplos de técnicas que foram desenvolvidas dentro do sistema incluem
Saídas de estrangulamentos e agarramentos:

  • Como mencionado acima, muitas vezes os sistemas que empregam agarramentos, estrangulamentos, desmontagens, etc. são esportes competitivos e não permitem socos e chutes.
  • O Krav Magá, portanto, suplementa fugas retiradas desses sistemas com golpes, incluindo pé, pé na virilha, cabeçada, etc.
  • Defesas de armas de mão vazia (baseadas na premissa de que o indivíduo que é atacado em uma situação de assalto, é mais provável que esteja desarmado), incluindo:
  • Defesa contra um atacante empunhando uma faca.
  • Defesa contra um atacante empunhando um bastão / bastão.
  • Desarme de pistola.

Quem foi Imi Lichtenfeld?

Ime Lichtenfeld nasceu em 1910 em Pozsony na Austro-Hungria e cresceu em Bratislava ( Eslováquia ). Lichtenfeld tornou-se ativo em uma ampla gama de esportes, incluindo ginástica, luta livre e boxe. Em 1928, Lichtenfeld venceu o Campeonato Eslovaco de Luta Juvenil e em 1929 o campeonato adulto (divisões de peso leve e médio).Nesse mesmo ano, ele também ganhou o campeonato nacional de boxe e um campeonato internacional de ginástica. Durante a década seguinte, as atividades atléticas de Imi se concentraram principalmente em wrestling, tanto como competidor quanto como treinador.

Krav Magá Para Civis

Após a aposentadoria de Lichtenfeld do IDF, ele decidiu abrir uma escola e ensinar Krav Maga para os civis.O primeiro curso do Krav Maga ocorreu no Instituto Wingate , em Netanya , Israel , em 1971, sob a supervisão direta de Imi Lichtenfeld.

Em 1978, Lichtenfeld fundou a associação sem fins lucrativos israelense Krav Maga Association (IKMA) com vários instrutores seniores. Após sua aposentadoria, Imi nomeou Haim Gidon como seu sucessor para ser Grão-Mestre e presidente do IKMA.

Lichtenfeld morreu em janeiro de 1998 em Netanya , Israel.

Quando o Krav Maga começou a se espalhar para além das fronteiras de Israel, surgiu a necessidade de fundar uma organização civil internacional. Alguns dos estudantes de primeira e segunda geração de Lichtenfeld, entre os quais Arviat Zagal, Asaf Halevi e Dan Levy, formaram uma nova federação internacional, civil e civil de Krav Maga.

As organizações do Krav Maga nos Estados Unidos, na América do Sul e na Europa usam um sistema de ranking de faixas como o do IKMA, KMF e etc. Embora existam algumas diferenças sutis, as várias organizações ensinam as mesmas técnicas e princípios fundamentais. Algumas outras organizações fundadas por Aaron Elbaze e Urban Krav Maga têm classificações menos formais sem faixas ou patches, mas possuem níveis pelos quais os alunos podem monitorar seu progresso.

Demais Benifícios

A prática da arte marcial ajuda a manter um estilo de vida saudável, é o segredo de quem quer manter o peso e ter um corpo ideal. Quanto mais a pessoa gostar de praticá-lo, mais irá se dedicar e alcançar bons resultados.

É uma boa opção para quem quer encontrar um treino divertido. Pode substituir a academia, por exemplo, e outras modalidades de esportes. É ótimo para adultos que sentem falta de estímulos nos outros esportes, a arte marcial reúne gratificação, eficácia e diversão em um único exercício.

As recompensas vêm logo no início da prática, os alunos podem se graduar através da progressão e aperfeiçoamento. Exercícios individuais podem ser aperfeiçoados com o movimento dos pés sobre o chão.

Trabalha sequências de movimentos cardiorrespiratórios, chutes, rolamentos. No início e final das aulas os instrutores passam uma série de exercícios aeróbicos e alongamentos, que contribuem para o funcionamento do metabolismo.

  • Aprende a autodefesa;
  • Pessoas de peso mais leve conseguem competir com as mais pesadas;
  • Ganho de força muscular;
  • Ganho de inteligência para se defender;
  • Perda de peso e emagrecimento rápido;
  • Melhoria da disposição e atenção no dia a dia;
  • Alívio do estresse e ansiedade;
  • Diminuição do colesterol;
  • Melhoria da qualidade de vida.
Rolar para cima