ASSOCIAÇÃO SHAOLIN KUNG FU DE ARTES MARCIAIS

CONFEDERAÇÃO INTERESTADUAL DE KUNG FU OPEN BRASIL DE ARTES MARCIAIS

Muay Thai

A ORIGEM DO MUAY THAI

O Muay Thai é o esporte nacional da Tailândia. Conhecido no mundo todo, caracteriza-se pelo uso dos cotovelos, joelhos e golpes violentos com a canela, além dos punhos. A modalidade possui adeptos no mundo todo, mas sua popularidade na Tailândia é tanta que um dos maiores nomes no esporte, Apdej Sit-Hirun foi homenageado pelo próprio rei do país ao tornar-se o maior campeão que a Tailândia já conheceu. É um esporte de combate com mais de 2000 anos de existência. Conhecido como um esporte de combate muito violento, com o uso dos cotovelos, joelhos, golpes com a canela, chutes e também golpes giratórios. As Cotoveladas podem ser usadas em diversos ângulos, como na diagonal, para cima ou para baixo. Esse golpe é mais usado quando a distância para o adversário é pequena. Os Joelhos são usados em 4 golpes diferentes: kao dode – pulo para cima e com a mesma perna é dado um golpe com o joelho; kao loi – pulo para o lado e com a mesma perna se da à joelhada; kao tom – joelhada para cima em linha reta e okao noi onde a joelhada busca a coxa ou a barriga do adversário. Os socos também são utilizados de 4 formas: jab – soco com a mão da frente buscando o queixo do adversário; o direto é com a mão de trás buscando também o queixo; cruzado é o que cruza a linha frontal do adversário e o upper é o soco de baixo para cima buscando o queixo. Os chutes no muay thai são utilizados com o pé ou com a canela e existem 3 formas: round kick o chute circular que busca a coxa, canela ou cabeça, front kick é o chute frontal que busca a defesa de um golpe e já preparar para o ataque, spin back kick com um giro acerta o adversário com o calcanhar.
Esta arte tem técnicas de ataque e defesa, e é um tipo de arte marcial onde existe muito atrito com o adversário. Nos tempos em que o Muay Thai surgiu na Tailândia, os monges budistas tinham a tradição de tatuar o corpo para se ter a proteção divina, e com isso também acreditam que têm a capacidade de conseguir a admiração dos adversários. E esta tradição também existe no Brasil, a grande maioria dos lutadores tem tatuagens pelo corpo. O simbolo no muay thai é a cobra Naja, pois como a Naja os lutadores devem ter um bote veloz e preciso e também bom reflexo. O Muay Thai, É conhecido também como thai boxing (boxe tailandês) em países como os Estados Unidos e Inglaterra ou ainda como a “arte das oito armas”, visto que a mesma faz uso dos cotovelos, joelhos, punhos e pés. Ainda que as origens do Muay Thai não sejam totalmente conhecidas, devido às invasões da Birmânia e consequente pilhagem de templos, a existência de alguns documentos históricos fornecem-nos uma visão que permite aferir o crescimento e transformação do Muay Thai ao longo dos últimos 700/800 anos. Contrariamente aos atuais desportos de combate, ou seja de ringue, os praticantes de Muay Thai usaram originalmente as armas do seu corpo no campo de batalha contra invasores estrangeiros, ou até contra eles próprios. Guerras civis eram comuns há centenas de anos atrás e muitos tailandeses praticavam a arte como forma de defesa pessoal para se protegerem tanto a si próprios como às suas famílias. O Muay Thai, é uma arte marcial cuja precedência remota de aproximadamente dois mil anos atrás. A sua origem encontra-se enraizada com os primórdios históricos do povo tailandês. No Brasil o Muay Thai teve inicio nos anos 80, mas precisamente em 1979. A modalidade quase desconhecida na época, era conhecida como Boxe Tailandês. O Muay Thai vem ganhando cada vez mais praticantes.

Muay Thai Kruang

O Kruang do Muay Thai trata-se de uma corda trançada, a qual é usada em um ou nos dois braços (bíceps) do lutador. Segundo os tailandeses, após ter sido benzido e banhado com ervas sagradas, tem a finalidade de proteger o lutador.N a Tailândia o kruang ou prajied é usado como proteção, no brasil e em outros países o utilizam para identificar a graduação do praticante.

Benefícios

Melhora a coordenação motora e o preparo físico, aumentando a resistência cardiovascular, fortalecendo braços, pernas e abdome e proporcionando um alto gasto calórico. Além de ser um grande estimulante contra o stress, aumentando assim a auto-estima, disposição e serenidade.
Rolar para cima