Shuai Jiao
A ORIGEM DO SHUAI JIAO
Mas foi entre a dinastia Ming e a dinastia Qing que o estilo adquiriu seu nível mais elevado. A habilidade dos lutadores era tanta que ocorria a aceitação em massa de um ditado popular que dizia “No momento em que um foi tocado, nesse momento, um perdeu ou foi lançado”. Isso quer dizer que se o oponente for capaz apenas de tocar seu adversário, nada poderia impedi-lo de derrota-lo. Durante a dinastia Qing, o imperador patrocinava regularmente os desafios de Shuai Jiao, fazendo com que a arte atingisse o auge de sua popularidade. Artistas vinham de vários lugares da nação e os vitoriosos eram incluídos na equipe nacional. Estes foram considerados os melhores mestres de Shuai Jiao do Mundo. Os membros da equipe oficial eram chamados de “Pu Hu”, uma referência à ferocidade, força, como se fossem tigres atacando (WENG, 1990)
Apenas em 1928 foi determinado que todos os chineses chamariam esse estilo de kung fu de “Shuai Jiao”, cujas palavras significam “lançamento/arremessos” e “chifres”, respectivamente, uma referência a ilusão criada pelos primitivos praticantes quando viam dois oponentes se agarrando e lutando, os fazendo lembrarem de um combate entre dois touros. A padronização do nome ocorreu no ano em que o Instituto Central de Kuo Shu da República da China dividiu as artes marciais chinesas em quatro principais categorias: Shuai Jiao, técnicas de mãos vazias, sistemas com armas e arquearia. Com esta organização, o governo passou a treinar e desenvolver os mais completos peritos em artes marciais. Com isso, o Kung Fu se tornou uma modalidade especializada em toda nação (WENG, 1990).
Os estilos mais conhecidos de Shuai Jiao são:
o Mongol (Boke) (蒙古搏克), o Beijing (北京摔跤), o Tianjin ou Tientsin (天津摔跤) e o Baoding (保定摔跤), os três últimos, por suas semelhanças e proximidade geográfica, são chamados de estilos de Hebei (直隷摔跤). Ainda assim existem algumas outras variações como os estilos: Shanxi (山西摔跤), Shangai (上海摔跤) e Xinjiang (新疆摔跤).
Estilo Beijing (北京摔跤) – Escola de movimentos curtos que enfatiza o contato, a defesa contra as mãos do adversário e o uso de chutes (rasteiras) para desequilibrar o oponente. Com forte influência do estilo mongol, o uniforme é bem justo para dificultar os agarramentos.Estilo Tianjin (天津摔跤) – Mais agressivo que o estilo de Pequim utiliza fintas como chutes e braços soltos para propiciar um contra-ataque.
Estilo Baoding (保定摔跤) – É o mais popular. Focado na concentração, no apuro técnico, rapidez e potência dos golpes, tem movimentos mais amplos. Também chamado de Kuai Jiao – wrestling rápido (保定快跤).
Estilo Mongol (蒙古摔跤) – Derivado do Boke Mongol (蒙古搏克) é uma técnica que dá ênfase à força de membros superiores, com poucos golpes de pernas. Para esse estilo foram desenvolvidas diferentes regras de acordo com a região onde ele é praticado, em alguns regulamentos é proibido agarrar as pernas do oponente, em outros é permitido tocar o chão com a mão, etc.
O Shuai Jiao atualmente
Árvore Genealógica do Shuai Jiao
Alguns benefícios!
- Controle do peso corporal
- Melhor mobilidade articular
- Melhor resistêcia física
Aumento da densidade óssea - Melhor força muscular
Diminuição da pressão arterial - Melhor flexibilidade
Aumento da auto-estima - Aumento da autoconfiança
- Diminuição de processos depressivos
- Alivia o stress
Aumenta o bem-estar
Regras
Seguirá as regras internacionais.
Ringue 9 por 9 e 2 árbitros laterais e 3 na mesa.
2 rounds de luta e 5 pontos de diferencia ganha o round.
Ganho de 1 ponto: Passa a perna por trás ou coloca a mão no chão.
Ganho de 2 pontos: Joga o adversário por cima.
Ganho de 3 pontos: Pega e levanta o adversário e joga no chão.
*Obs: Se cair juntos e por cima vale 1 ponto. Se sair fo do ringue vale 1 ponto. Se ajoelhar no chão e jogar o adversário por cima, ganha 2 pontos mas perde 1 ponto.