Wing Chun
A origem do Wing Chun:
É um sistema de luta surgido no sul da China que se distingue pela economia de movimentos sendo um sistema de defesa pessoal. Simples e eficiente, descarta todo movimento acrobático. É uma arte marcial singular, desenvolvida para permitir que qualquer tipo de pessoa, independentemente de tamanho, força ou sexo, possa se defender de agressores maiores e mais fortes.
A principal diferença entre os estilos praticados atualmente está em seu conceito de defesa. Enquanto em outras artes marciais procura-se acima de tudo bloquear o ataque do agressor para depois contra-atacar, ou mesmo desviar este ataque para depois contra-atacar, o princípio básico do Wing Chun é o de utilizar esta força contra o próprio agressor, onde a defesa já funciona como ataque e vice-versa.
Dentro do Wing Chun existem diversas “famílias” ou seja, ao longo do tempo, o estilo foi evoluindo e sofrendo alterações pelos seus mestres, alterações essas, que foram sendo ensinadas aos novos praticantes dando origem a diferenças de algumas técnicas nos grupos (famílias) de Wing Chun . Cada família fez alterações que visam aperfeiçoa-lo e adapta-lo para a sua própria realidade, mantendo os princípios fundamentais do estilo o que é permitido pela arte marcial.
História
Monja 五妹 Ng Mui e aparelho Mudjong (Mu ren zhuang)
História
Da esquerda para direita: Yip Man, Bruce Lee e Donnie Yen
Características
- Movimentos simples, curtos e rápidos
- Técnicas de ataque e defesa simultâneas
- Ataques focados em pontos vitais e áreas sensíveis (linha central)
- Explosão nos movimentos (rajadas de ataques)
- Objetivo de atingir e finalizar o combate rapidamente.
Benefício de praticar o Wing Chun
- Controle Físico: desenvolvimento da coordenação motora, força, resistência .
- Flexibilidade, velocidade, ritmo, auxiliando no crescimento e ainda controle do aumento e diminuição do peso.
- Controle Emocional e Mental: proporciona maior segurança, tranqüilidade e controle das ações, desenvolvimento do raciocínio, os reflexos, maior atenção e concentração mental.
- Defesa Pessoal: muito rico em técnicas de defesas diversas, incluindo variadas técnicas de ataque que por sua vez só deverá ser usada, em último recurso.
- Dentre os benefícios adicionais estão o controle do estresse, disciplina e melhora na concentração, confiança e bem estar, fazendo disso um excelente investimento para uma vida saudável.